Menu

quinta-feira, 17 de março de 2011

Penso, Logo Existo...

Aqui postarei alguns textos de minha autoria e citações de frases e textos que chamaram minha atenção de alguma forma.




:: O REAL PROBLEMA ::

Durante uma aula de Sociologia Jurídica na faculdade, no período passado, o professor Luiz Cunha passou um documentário intitulado "Peraí, é o nosso direito!", falando sobre comunidades carentes que viviam em condições sub humanas, mas que ainda assim não desistiam de correr atrás daquilo que pertence a todos nós.

Ok. Isso aconteceu no ano passado e só agora eu decidi postar aqui, mas é que realmente esse simples vídeo me despertou pra uma questão interessante ao meu ver:

Afinal, qual é o problema do povo brasileiro? O que impede as coisas de serem como deviam ser?

Na nossa atual Constituição, promulgada em 1988, conhecida como "Constituição Cidadã" por dispor, entre outras coisas, em seu artigo 5º sobre "os direitos e garantias fundamentais do cidadão", protegendo a integridade física, moral e intelectual, além de muitas outras matérias. E como a lei deve sempre estar ao alcance do povo, basta procurar na internet sobre o referido artigo e/ou outros artigos constitucionais para comprovar o que digo.

Isso significa uma coisa: O problema não está no fato de não termos direitos, pois nós temos, e vários! A questão é que falta conhecimento e atitude por parte da população, uma vez que o Estado não tem como adivinhar que você está sendo lesado em algum direito, nem ele vai tomar a iniciativa pra isso.

Dado o princípio da inércia e a grande demanda, somos nós quem devemos mostrar que sabemos de nossos direitos e estamos dispostos a exigi-los, sem pensar naquilo como um favor que as autoridades nos fazem ao nos ouvir e sim como nada mais nada menos do que uma obrigação, afinal, fomos nós que lhes delegamos tal poder, não é?

Só que eis outra dificuldade que surge no caminho: A lei está a disposição da população, uma vez que ela foi feita pelo e para o povo. Certo. Mas será que isso é de todo verdade? Será que um leigo conseguirá compreender o que diz o código, sendo que até mesmo alguém como eu, que cursa direito, dificilmente entende?

Acho que nem preciso responder.

Mas, visto tudo isso, não há nada que justifique a nossa acomodação diante do que está errado, logicamente.

As coisas precisam mudar. E muito. E nós podemos começar agindo.

___________X_______X_______X___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário